quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Portugal – Quinta Real de Caxias – Oeiras

 

 

Quinta Real Caxias - palácio 1

1 – A Quinta Real de Caxias, edificada em meados do século XVIII, representa uma das quintas de recreio de referência em Portugal.

 

 

Quinta Real Caxias - portão de entrada

2 – Com influência no barroco francês, esta Quinta, serviu de residência a D. Maria I e D. Luis. Esta constituía um prolongamento do palácio de Queluz, a uma distância de apenas 7 km, permitindo à família real e seus convidados desfrutarem da brisa do rio nos dias quentes de Verão.

 

 

Quinta Real Caxias - cascata 1

3 – O Jardim da Cascata – A monumental e singular cascata, uma construção de influência italianizante (1953). Constitui o elemento cénico por excelência deste jardim onde se relata uma passagem da famosa obra poética de Ovídeo, Metamorfose: o Banho de Diana.

 

 

Quinta Real Caxias - jardim cascata - 3

4 – Nesse lago, a deusa Diana vinha tomar banho junto da gruta onde o seu amado pastor Endimião dormia num sono eterno, não o tocando o envelhecimento ou a morte, privilégio concedido pelo Senhor do Olimpo. Subitamente é surpreendida por Atião. Furiosa com a audácia do intruso, lança-lhe água à cara. Antião, lentamente, transforma-se em veado, mantendo uma mão e um pé humanos e os restantes membros já moldados como patas, ao mesmo tempo que é devorado pelos cães da deusa caçadora.

 

 

Quinta Real Caxias - cascata

5 – Jardim da Cascata em recuperação e manutenção.

 

 

Quinta Real Caxias - cascata 3

6 – Outra perspectiva da cascata do Jardim.

 

 

Quinta Real Caxias - jardim cascata

7 – Jardim da Cascata – rendilhado de buxos formando um quadro ao redor da escultura fontenária representando o verão.

 

 

Quinta Real Caxias - jardim cascata - 2

8 - Jardim da Cascata – outra perspectiva do rendilhado de buxos formando um quadro ao redor da escultura fontenária representando o verão.

 

 

Quinta Real Caxias - jardim cascata - 1

9 - Jardim da Cascata – visto de cima da fonte, outro quadro rendilhado de buxos.

 

 

Quinta Real Caxias - jardim cascata - 4

10 - Jardim da Cascata – rendilhado de buxos formando um quadro ao redor da escultura fontenária representando a primavera.

 

 

Quinta Real Caxias - jardim cascata - guarda romano 1

11 – O Guarda Romano apresenta-se em posição frontal, envergando couraça sobre túnica e tiras de couro, largo manto caído dos ombros e pés calçados com crepidas.

 

 

Quinta Real Caxias - jardim cascata - guarda romano

12 – Guarda Romano – munido de escudo e, provavelmente, segurando o gládio, o Guardião do recinto sagrado onde se encontrava a deusa Diana, localizava-se precisamente na transição da clareira frente à cascata e o jardim de buxo. Apesar da adequação do tema ao cenário representado, em 1798, ainda não era inventariado.

 

 

Quinta Real Caxias - estátua de Ceres

13 – Ceres – Deusa da agricultura, encontra-se coroada com uma coroa de espigas e segura com o braço esquerdo um molho de espigas, seus atributos. Realizada depois de 1798 no Laboratório de Joaquim Machado de Castro, não pertence ao núcleo de estátuas da cascata, tendo sido colocada no eixo principal do jardim de buxo da Quinta Real de Caxias.

 

 

Quinta Real Caxias - Escultura Fontenária representando o Inverno

14 – Escultura Fontenária representando o Inverno – Grupo escultórico de três meninos segurando um prato com uma cabeça de javali, que evoca as carnes fumadas, entre outras, reservadas para esta época do ano.

 

 

Quinta Real Caxias - Escultura Fontenária representando a Outono

15 – Escultura Fontenária representando a Outono – Grupo escultórico de três meninos, tendo um deles um cesto de uvas à cabeça e os outros cachos de uvas. Um dos meninos segura um saco das colheitas, evocando os afazeres do campo próprios desta altura do ano.

 

 

Quinta Real Caxias - porta de entrada para os  jardins

16 – Portão de entrada para os Jardins da Quinta Real.

 

 

Quinta Real Caxias - via pedonal 2

17 – Via pedonal do Jardim. Um excelente lugar para fazer caminhadas, a qualquer hora do dia. A sombra das árvores nos protegem do sol nos dias mais quentes, causando um agradável frescor. Ao lado esquerdo desta via pedonal temos a Ribeira de Barcarena.

 

 

Quinta Real Caxias - ribeira da Barcarena

18 – A Ribeira de Barcarena é uma das 5 ribeiras do concelho de Oeiras. E ao longo das suas margens possui a Quinta Real.

 

 

Quinta Real Caxias - via pedonal 1

19 – Via Pedonal – com muitos bancos e sombra pelo caminho.

 

 

Quinta Real Caxias - area de lazer

20 – Área de relvado onde podemos descansar ou jogar bola.

 

 

Quinta Real Caxias - igreja covento cartuxa

21 – Igreja do Convento de Cartuxa – O convento da Cartuxa em Caxias foi fundado no início do século XVII, pela Ordem dos Frades criada por São Bruno. A Igreja, com uma imponente fachada em calcário, não tem torres sineiras, colocando numa posição destacada, o ponto mais elevado e central, a Virgem com o Menino (Santa Maria Vallis Misericordiae).

Sem comentários:

Enviar um comentário