quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Portugal – Linhares da Beira (Aldeia Histórica) – Parte 1

 

Linhares, aldeia histórica do concelho de Celorico da Beira, é um autêntico museu ao ar livre. Com um passado rico bem guardado até aos nossos dias, cada uma das pedras das magníficas ruas que aqui existem, contam histórias fantásticas, e revelam a importância que esta aldeia teve no passado.

 

Linhares - azulejo da fonte da misericórdia

1 – Painel de azulejo da fonte da misericórdia. A meia lua assinala a vitória de Linhares sobre os Cavaleiros do Crescente (muçulmanos). As cinco estrelas simbolizam a Batalha da Penhadeira durante a noite escura.

 

 

Linhares - entrada

2 – Welcome to Linhares Sorriso 

 

Linhares

3 – “Sobre um grande manto de granito, a 809 metros de altura, nasceu uma rainha: Linhares da Beira. O rio Mondego, corre majestosamente a seus pés, como um leal súdito.O monte da Serra da Estrela insiste em protegê-la de tudo e de todos como um eterno apaixonado. Guarda no seu coração grandes momentos de conquista na terra. Senhora de si, não permitiu que fosse ultrapassada pelo tempo.”

 

 

Linhares - Castelo ao longe

4 – Ao longe, o castelo de Linhares.

 

 

Linhares - igreja da misericordia

5 – Igreja da Misericórdia (séc. XII): inicialmente dedicada a Santo Isidoro. Em 1576, ficou sob o domínio da Misericórdia, e em 1622, sofreu grandes alterações arquitetônicas.

 

 

Linhares - capela do sr dos passos 1

6 – Associada ao Solar Brandão Melo está a Capela do Senhor dos Passos dos séculos XVI-XVII.

 

 

Linhares - igreja matriz

7 – Igreja Matriz – Outrora consagrada a Santa Maria, esta igreja foi edificada provavelmente no século XII. Da sua forma original restam poucos elementos românicos: no corpo da nave, um arco pleno entaipado, um portal de umbrais talhados obliquamente, com tímpano liso em arco pleno e duas arquivoltas e, a rematar a empena, uma cornija decorada com meias esferas e cachorros zoomórficos e antropomórficos.

 

 

Linhares - igreja matriz 2

8 – Igreja Matriz – O estilo barroco, patente no restante edifício, ficou a dever-se à remodelação operada no século XVII e centúria seguinte. Imóvel de Interesse Público desde 18 de Julho de 1957.

 

 

Linhares - capela de santa eufemia

9 – Capela de Santa Eufêmia.

 

 

Linhares - calvário

10 - Calvário.

 

 

Linhares - fonte de São Caetano

11 – Fonte de São Caetano – de estilo barroco em cantaria de granito ostentando as armas reais. Na parte superior existe um pequeno nicho que abrigou a imagem de S. Caetano (hoje desaparecida).

 

 

Linhares - pelourinho e junta de freguesia

12 – Pelourinho (séc. XVI) – em granito, com três degraus e uma coluna inteiriça encimada pela esfera armilar e a cruz de Cristo. A decoração mostra ainda, outros motivos do estilo manuelino nomeadamente no capitel e remate em forma de cone invertido e de pinha, respectivamente. A ornamentação é vegetalista (estrias simulando folhagens) e geométrica (esferas na base da coluna). É o símbolo do foral atribuído a Linhares.

 

 

Linhares - janela manuelina

13 – Antiga Hospedaria – Possivelmente construído no século XVI, a casa tem dois pisos e o muro que prolonga a fachada principal oculta um logradouro com uma fonte. Na frontaria, pode observar-se uma janela quinhentista que conjuga arcos de cortina e conopial e é decorada por duas fiadas de meias esferas graníticas, separadas por uma moldura de toral que preenchem os espaços da verga, peitoril e ombreiras.

 

 

Linhares - solar brandão de melo

14 – Solar Brandão de Melo (séc. XIX) – de influência neoclássica com fachada encimada por um frontão triangular onde se insere o brasão da família. Fazendo parte do Solar existe a Capela de Nossa Senhora da Conceição.

 

 

Linhares - solar da família Corte Real - Inatel

15 – Solar Corte Real – com arquitetura barroca (séc. XIII). A fachada é rematada por uma cornija que se eleva em recorte para formar o frontão onde se encontra o brasão da família. Recuperado para pousada (Inatel).

 

 

Linhares - tribuna do forum 1

16 – Tribuna do “Forum” – Da época romana, em granito, tendo no cimo uma bancada a toda a volta e no meio uma mesa. Numa lápide embutida na parede da tribuna podem ver-se as armas da Vila de Linhares. Por baixo desta tribuna existe uma fonte de chafurdo ou de mergulho (Fonte da Praça, atualmente fechada)

 

 

Linhares - rua direita - passadiço - janela manuelina

17 – Casa do Judeu – a janela quinhentista da casa é a mais emblemática de Linhares. Com o desenvolvimento das feiras da região, um grupo considerável de judeus fixa-se na terra, dando origem a uma judiaria e uma sinagoga. Esta habitação era ponto de entrada do bairro.

 

 

Linhares - rua do passadiço

18 – Rua do Passadiço – Arco do passadiço, em granito e que permite, pela Rua do Passadiço, o acesso ao Largo de S. Pedro.

 

 

Linhares - casa do judeu 1

19 – Atravessando o arco do passadiço, nesse lado, o balcão em pedra dá acesso ao primeiro piso alpendrado. Aí seria a sinagoga, com ligações internas para outras habitações judias.

 

 

Linhares - janela manuelina 2Linhares - janela manuelina 3

 

 

 

 

 

Linhares - janela manuelina da rua direita 1Linhares - janela manuelina 4

 

 

 

 

 

20 – Janelas Manuelinas.

 

 

 

Linhares - castelo

21 – Castelo de Linhares da Beira.

Sem comentários:

Enviar um comentário