segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Portugal - Belmonte (Aldeia Histórica) – Parte 1

 

* Terra dos Cabrais e dos Judeus

 

Belmonte - terra de Pedro Álvares Cabral

1. Seja Bem-Vindo a Belmonte.

 

Belmonte - vista da vila

2. Vista de Belmonte. A vila de Belmonte teve foral em 1199 e está situada no panorâmico Monte da Esperança (antigos Montes Crestados), em cujo morro mais rochoso foi construído nos finais do séc. XII o seu castelo que juntamente com os castelos de Sortelha e Vila de Touro, formaram até à assinatura do Tratado de Alcanices (1297), a linha defensiva do Alto Côa, apoiada na retaguarda pela muralha natural da Serra da Estrela e pelo Vale do Zêzere.

 

Belmonte - brasão da vila

3. Na entrada do município, Fonte Monumental.

 

belmonte - cascata

4. Fonte Monumental.

 

Belmonte - biblioteca municipal - antiga casa da camara de belmonte 1

5. Largo do Pelourinho – ao fundo Biblioteca (antiga Câmara e Antigo Paços do Concelho).

Pelourinho - Simbolo medieval de poder municipal, era junto dele que era aplicada a justiça e anunciadas publicamente as posturas municipais e as directrizes de poder central. Representa uma prensa de azeite. Destruído no século XIX, foi reconstruído nos anos 80

 

Belmonte - camara municipal

6. Camara Municipal de Belmonte.

 

Belmonte - tribunal de belmonte

7. Tribunal – Julgado de Paz.

 

Belmonte - igreja matriz 1

8. Igreja Matriz - Construção recente dos anos 40, alberga a imagemquatrocentista de Nossa Senhora da Esperança, que segundo a tradição acompanhou Pedro Álvares Cabral na viagem da descoberta do Brasil.

 

Belmonte - igreja matriz

9. Outra perspectiva da Igreja Matriz.

 

Belmonte - ecomuseu do Zêzere

10. Ecomuseu do Zêzere - Historicamente os Cabrais foram a mais importante família de Belmonte, grandes proprietários, construíram este celeiro em frente ao seu solar tendo ficado a edificação para sempre conhecida como Tulha dos Cabrais. Directamente assente sobre um afloramento de granítico é uma sólida e sóbria construção de data desconhecida, que terá sofrido no entanto algumas remodelações, a mais evidente das quais ocorreu com a abertura da estrada fronteira à entrada que obrigou à construção das rampas de acesso.Esta estrutura museológica destina-se a dar a conhecer ao visitante a história do Rio Zêzere.

 

Belmonte - museu do azeite 3

11. Lagar de Azeite – Museu do Azeite. O principal objectivo deste equipamento, é dar a conhecer ao visitante as técnicas da produção do Azeite e a importância que este teve na economia local.

 

belmonte - museu dos descobrimentos

12 . Museu dos Descobrimentos. Em Belmonte iniciou‐se a génese da Descoberta do Novo Mundo. Terra de marinheiros e de aventureiros, aqui nasceu Pedro Alvares Cabral o descobridor do Brasil. Foi pois com a intenção de homenagear este importante capítulo da História Mundial, que a Câmara Municipal de Belmonte levou a efeito a criação do Centro Interpretativo à Descoberta do Novo Mundo. Localizado nas antigas casas pertencentes à família Cabral.

 

Belmonte - museu judaico

13. Museu Judaico - 1.º Museu Judaico de Portugal. O Museu pretende ser um singular espaço pedagógico-didáctico sobre o Judaísmo e a cultura do povo judeu, cumprindo uma missão educativa. Fundamentalmente, ilustra a história dos judeus portugueses e as suas vicissitudes históricas; a sua integração na sociedade portuguesa e o seu contributo na cultura, arte, literatura, comércio e ofícios; e ainda a cultura e religião dos judeus, os seus rituais e costumes, na sinagoga e em casa.

 

 

Belmonte - largo dr. ant. josé de almeida - estátua de Pedro Álvares Cabral

14. Largo Dr. Antonio José de Almeida – ao centro estátua de Pedro Alvares Cabral.

 

Belmonte - estátua de Pedro Álvares Cabral

15 . Estátua de Pedro Alvares Cabral.

 

Belmonte - jardim municipal

16 . Jardim Público

 

 

Belmonte - largo dr josé afonso

17 . Largo Dr. José Afonso (Zeca Afonso) – em homenagem ao poeta, cantor e compositor, que viveu nessa terra.

 

Belmonte - sinagoga

18 . Sinagoga - Atual Sinagoga de Belmonte inaugurada em 1997.

A Inquisição foi extinta em 1821, mas o criptojudaísmo tinha ganho tão arreigado hábito que se manteve aceso em muitas povoações de Trás-os-Montes e da Beira Interior durante todo o séc. XIX, grande parte do séc. XX, e particularmente em Belmonte, onde persistiu até aos nossos dias com as suas tradições judaicas secretas.

 

Belmonte - auditório municipal

19. Auditório Municipal.

 

Belmonte - banda

20. Banda de Música.

 

Belmonte - rotunda

21. Rotunda.

 

Belmonte - fonte seca

22. Fonte Seca – antigamente era tradição, após os bailes de São João, às 2 horas da madrugada os jovens irem tomar água nessa fonte. E quem bebesse dessa água conseguia o seu amor.

 

belmonte - homenagem a industria das confecções

23. Homenagem à Industria de Confecções pelo contributo para o desenvolvimento do Município de Belmonte.

 

belmonte - é nessa nuvem que vou subir

24. É nessa nuvem que vou subir…

Sem comentários:

Enviar um comentário