segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Portugal - Palácio da bolsa – Porto

 

Neste post temos o Palácio da Bolsa, mas sem nenhuma bolsa Louis Vuitton, Prada, Miu-Miu, Chanel, Fendi, Celine, Victor Hugo…….ou qualquer outra bolsaTriste Triste Triste

 

Palácio da Bolsa

Na noite de 24 de Julho de 1832, se dá um grandioso incêndio no Convento de S. Francisco, tragédia a que apenas a sua igreja sobrevive.  E nas ruínas que anos mais tarde se virá erguer o edifício, sede da Associação Comercial do Porto, em nome da qual Sua Majestade, a Rainha D. Maria II, expediu a carta de lei da concessão, a 19 de Junho de 1841, para que nele se estabelecessem a praça ou bolsa do comércio e o tribunal de primeira instância.

 

Clique nas fotos para ampliar.

Porto - Glória Ishizaka - 3

 

 

 

 

 

 

1 – “O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, na cidade do Porto, em Portugal, começou a ser construído em Outubro de 1842, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre. Com uma mistura de estilos arquitetónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitetura toscana, assim como o neopaladiano inglês.” Wikipedia.     

 

       Porto - Glória Ishizaka - 2Porto - Glória Ishizaka -

Palácio da Bolsa – Classificado como Monumento Nacional.

 

Porto - Glória Ishizaka - 19

2 – Pátio das Nações - Rasgado a toda a altura do edifício, numa profundidade de cerca de dezanove metros, o espaço de quinhentos e seis metros quadrados, que outrora foi um claustro a céu aberto, é hoje o magnífico Pátio das Nações.

 

Porto - Glória Ishizaka - 23

3 – Pátio das Nações -  É decorado com o escudo nacional e as armas de vinte países com os quais Portugal mantinha as mais estreitas relações de amizade e de comércio, consolidando a ideia que a grandeza de um povo, país, região, não é um esforço singular, mas um fruto da união, da força e da cooperação entre os homens de diversas nações.

 

Porto - Glória Ishizaka - 21

4 – Pátio das Nações - Este é talvez o local do Palácio onde mais se eleve o espírito, ostentando uma imponente cúpula metálica envidraçada, por onde jorra uma imensa luz, que transmite uma sensação de glória verdadeiramente indescritível e uma nítida impressão de verticalidade, acentuada pelas colunas pompeanas em ferro forjado e pelo porte elevado das portadas e janelas.

 

   Porto - Glória Ishizaka - 22Porto - Glória Ishizaka - 20

5 – Pátio das Nações – Relógio meteorológico e piso.

 

Porto - Glória Ishizaka - 18

6 – Escadaria Nobre.

 

Porto - Glória Ishizaka - 25

7 – Biblioteca.  O Palácio da Bolsa é constituída de outras salas maravilhosas como por exemplo o Salão Árabe, que é uma peça única e exclusiva, universalmente reconhecida como a joia da coroa e a mais emblemática de todas as salas do Palácio, encarnando a expressão máxima da arte neomourisca em Portugal. Temos também a Sala dos retratos, Sala das Assembleias Gerais, Sala Dourada, Sala do Presidente, Sala do Tribunal e Sala Museu Medina, igualmente lindas,  mas que infelizmente não podemos fotografar.

 

Porto - Glória Ishizaka - 11

8 - A Igreja de São Francisco é uma igreja gótica, situada ao lado do Palácio da Bolsa. A construção iniciou-se no século XIV como parte de um convento Franciscano ( agora Palácio da Bolsa). É notável pelo seu conjunto de talha dourada barroca do século XVIII. Anexa à sua entrada frontal, situa-se a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco.

 

Porto - Glória Ishizaka - 107

9 – Igreja de São Francisco.

 

Porto - Glória Ishizaka - 108

10 – Igreja de São Francisco – não podemos fotografar o seu interior.

 

Museu da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco

 

Porto - Glória Ishizaka - 113

11 - Neste museu podem observar-se obras de pintura, bem como peças de escultura, ourivesaria e mobiliário.

 

Porto - Glória Ishizaka - 114Porto - Glória Ishizaka - 116Porto - Glória Ishizaka - 118

12 – 1 – São Luís – Rei de França – Pintura de Vieira Portuense de 1799. 2 – Santa Isabel de Portugal – Pintura de Vieira Portuense – Séc. XVIII – Escola Portuguesa. 3 – Senhora da Conceição – Pintura de Vieira Portuense – Séc. XVIII – Escola Portuguesa.

 

Porto - Glória Ishizaka - 121

13 - Santas Mães (Sra. Ana e a Virgem Maria) – Madeira estofada e policroma – Escola Portuguesa – Século XVI/XVII.

 

Porto - Glória Ishizaka - 111

14 - Sacrário Sepulcro da Semana Santa -  Madeira dourada e vidro – Século XVIII.

 

Porto - Glória Ishizaka - 182

15 – Sala de Sessões - Esta sala é utilizada para a realização das assembleias da Venerável Ordem Terceira de São Francisco.

 

Porto - Glória Ishizaka - 181

16 - Esta sala é coberta com sumptuoso teto apainelado de talha dourada, executado pelo mestre entalhador José Martins Tinoco(1748). Ao mestre entalhador José Teixeira Guimarães coube a execução das maravilhosas sanefas de talha rococó; a moldura do quadro da Virgem com o menino a dormir (1748) e o retábulo do Crucifixo (1749).

 

Porto - Glória Ishizaka - 184

17 – Teto da Sala de Sessões.

 

Porto - Glória Ishizaka - 4Porto - Glória Ishizaka - 27Porto - Glória Ishizaka - 1

18 – Em frente ao Palácio fica o Jardim do Infante Dom Henrique.

 

Porto - Glória Ishizaka - 6

19 – Em frente a Igreja de São Francisco, do outro lado da rua… fica a Igreja de São Nicolau

 

Porto - Glória Ishizaka - 8

20 -  Interior da Igreja de São Nicolau.

Sem comentários:

Enviar um comentário