quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Japão: Flor de Lótus em Kyoto

 

 

“Nelumbo nucifera é uma planta aquática do gênero Nelumbo, conhecida vulgarmente como lótus ou flor-de-lótus. Trata-se de uma planta nativa da Ásia, habitante de cursos de água lentos ou lagos de água doce, vivendo a pouca profundidade. É enraizada no fundo lodoso por um rizoma vigoroso, do qual partem grandes folhas arredondadas, sustentadas acima do espelho de água por longos pecíolos. Produz belas flores rosadas ou brancas, grandes e com muitas pétalas. É conhecida pela longevidade das suas sementes, que podem germinar após 13 séculos. Serviu de inspiração para a arquitetura do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo.”  Wikepédia

 

Clique nas fotos para ampliar.

Glória Ishizaka - Flor de Lótus - Kyoto Botanical Garden 2012

1 - No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus, também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.

 

Glória Ishizaka - Flor de Lótus -  Kyoto Botanical Garden 2012 - 7

2 - No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e alma.

.

Glória Ishizaka - Flor de Lótus -  Kyoto Botanical Garden 2012 - 9

3 - A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.

 

Glória Ishizaka - Flor de Lótus -  Kyoto Botanical Garden 2012 - 4

4 - É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente.

 

Glória Ishizaka - Flor de Lótus -  Kyoto Botanical Garden 2012 - 1

5 - Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam.

 

Glória Ishizaka - Flor de Lótus -  Kyoto Botanical Garden 2012 - 2

6 - Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.

 

Glória Ishizaka - Flor de Lótus -  Kyoto Botanical Garden 2012 - 3

7 - Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.

 

Glória Ishizaka - Flor de Lótus -semente -  Kyoto Botanical Garden 2012

8 – “Cabeça” com semente de Flor de Lótus já bem desenvolvidas.  As sementes de  Lótus ainda podem germinar, mesmo com 1300 anos de idade.

 

Glória Ishizaka - Flor de Lótus -  Kyoto Botanical Garden 2012 - 12

9 -  As flores, as sementes, as folhas novas, e as "raízes" (rizomas) de  algumas espécies de lotus são comestíveis (“renkon”).

 

Gloria Ishizaka - Tenryuji Temple - Kyoto - 2012

10 – Em Kyoto é comum encontrar nos lagos dos templos e santuários uma plantação de Lótus. Na foto lago do Templo Tenryuji em Kyoto.

 

SONY DSC

11 – A beleza da Flor de Lótus inspira muitos artistas… Na foto flor de lótus do lago que circunda o Templo Higashi Hongan-ji em Kyoto.

 

SONY DSC

12 – No Templo Toji  em Kyoto também encontramos logo na entrada um lago repleto de Lótus.

 

SONY DSC

13  - A flor de lótus (Nelimbonaceae nucifera) fascina não só os adeptos das religiões das religiões orientais. Faz muito tempo que especialistas em botânica tentam desvendar alguns mistérios dessa planta. Pesquisadores da Universidade da Adelaide, na Austrália, por exemplo, estudam uma estranha característica da flor: assim como os seres humanos, ela é capaz de manter sua temperatura em torno dos 35 graus. Esse sistema de auto-regulação de calor, compreensível em organismos complexos como o dos mamíferos, continua inexplicável para a ciência.                                             

 

 SONY DSC

14 - Cientistas do Instituto Botânico da Universidade de Bonn, na Alemanha, estudam outra curiosidade do lótus: suas folhas são autolimpantes, isto é, repelem microorganismos e poeira. Entender esse mecanismo, dizem os alemães, poderia ser útil para aplicá-lo na limpeza de fachadas de edifícios.

 

P1030557

15 -  Segundo a medicina chinesa, a planta é consumida principalmente como chá por possuir qualidades terapêuticas que vão desde a cura de doenças renais e pulmonares até o combate do stress e da insônia.

 

 templo Toji - grou - tsuru

16 - Na Índia, por exemplo, ele está relacionado à criação do mundo. De acordo com as escrituras indianas, foi do umbigo do deus Vishnu que teria nascido uma brilhante flor de lótus, e dela surgido outra divindade, Brahma, o criador do cosmo. Nas gravuras indianas, deuses costumam aparecer em pé ou sentados sobre a flor. São assim, por exemplo, as representações do deus-elefante Ganesha, de Lakshmi, a deusa da prosperidade, e de Shiva, o criador e destruidor.

 

templo Toji e flor de lotus 2

17 - No interior das pirâmides e nos antigos palácios do Egito, o lótus também é representado como planta sagrada pertencente ao mundo dos deuses. Como na Índia, essa flor testemunha a criação do universo. Um dos mais interessantes relatos da mitologia egípcia sobre a origem de nosso planeta conta que, num tempo muito distante, um cálice de lótus com as pétalas fechadas flutuava nas trevas. Entediada com o vazio, a flor pediu ao deus Sol Ra que criasse o universo. Agradecida pelo desejo realizado, a flor passou a abrigar o deus Sol em suas pétalas durante a noite, de onde ele saía ao amanhecer para iluminar sua criação.

 

SONY DSC

18 -  Segundo os chineses, a haste dura simboliza a firmeza, a opulência de sementes estaria relacionada à fertilidade, as folhas - como nascem juntas - indicariam felicidade conjugal e a opulência da planta, prosperidade. O passado, presente e o futuro também seriam simbolizados, respectivamente, pela flor seca, pela aberta e pelas sementes que irão germinar.

 

SONY DSC

19 – Flor de Lótus do Chafariz em Kyoto.

 

“As Ninfeias incluem várias plantas aquáticas, que são perenes, têm grandes rizomas e folhas cujo órgão de sustentação situa-se na face inferior (peltada) em formato achatado ou cordiforme, geralmente flutuantes. Suas flores são perfumadas, tendo quatro sépalas verdes e diversas pétalas que são grandes quanto as próprias sépalas, com cores variadas: azuis, verdes, brancas, amarelas e em tons de vermelho, conforme as espécies. Dentre as espécies mais conhecidas tem-se o lótus e o nenúfar.” Wikipédia

 

NINFEIAS

Glória Ishizaka - Ninféia -  Kyoto Botanical Garden 2012 - 1Glória Ishizaka - Ninféia -  Kyoto Botanical Garden 2012 - 2Glória Ishizaka - Ninféia -  Kyoto Botanical Garden 2012 - 3Glória Ishizaka - Ninféia -  Kyoto Botanical Garden 2012 - 7Glória Ishizaka - Ninféia -  Kyoto Botanical Garden 2012 - 5Glória Ishizaka - Ninféia -  Kyoto Botanical Garden 2012 - 6

20 – Ninféias do Jardim Botânico de Kyoto.

 

 

Consultas a:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelumbo_nucifera

http://www.significados.com.br/flor-de-lotus/

2 comentários: